05 dezembro 2009

Círculo [Vício]so

Passei essa semana inteira em São José dos Campos, trabalhando para a Petrobrás.
Era um trabalho sobre a consciência de que alcoolismo é uma doença. Imagino que a incidência de alcoolismo entre os empregados deve estar preocupante.

Quem são os empregados em questão? Homens, em sua maioria de Minas Gerais e Nordeste, que conseguiram um emprego para trabalhar por 6 meses em um gasoduto em uma cidade do interior de São Paulo, no caso, São José dos Campos.

São José dos Campos é uma cidade de tamanho médio, com um bom governo, bom movimento cultural, pessoas de alto nível de instrução, e com taxa de pobreza abaixo da média nacional. Essa cidade também tem poços de gás natural, onde tem vários trabalhadores de outras partes do país, que não têm mais nada pra fazer além de trabalhar e ir pra cidade. Ah, sim, e a cidade também tem mulheres muito bonitas, que são atraentes para mim, para você e para os trabalhadores do gasoduto.

O gasoduto é uma tubulação utilizada para transportar gás natural de um lugar para outro. Dependendo do tamanho, pode levar vários meses, até anos para serem instalados. O que leva tempo suficiente para que seus trabalhadores conheçam pessoas na cidade, façam filhos, e deixem a cidade logo em seguida, deixando para trás os "filhos do gasoduto", como são chamados pelos trabalhadores da Petrobrás.

Petrobrás é a empresa que tem recebido reclamações sobre seus trabalhadores e seus "filhos do gasoduto". A empresa decide então, sugerir a seus trabalhadores que não vão mais se divertir na cidade, no caso São José dos Campos, e que vão fazer outra coisa, no caso ficar em casa tomando qualquer coisa.

Ficar em casa tomando qualquer coisa, multiplicado por 6 meses, elevado à quilometragem que está longe de sua família, somado à quantidade de trabalho diário exercido é uma fórmula que tem muito frequentemente um resultado chamado alcoolismo.

Alcoolismo é o problema que a Petrobrás quer resolver, e a razão do meu trabalho semana passada, e a razão desse post.

Nenhum comentário: